segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Truques de expert para a maquiagem feita em casa parecer profissional !


Usar produtos em creme antes dos em pó para maior duração
Diversos produtos que existem na versão em pó, como sombra e blush, existem também na versão cremosa. Use as texturas combinadas para fazer uma maquiagem duradoura: por baixo o produto cremoso, por cima o produto em pó. É o mesmo princípio do primer para sombras. Como alternativa, também pode-se usar corretivo como base para a sombra nas pálpebras: ajuda a uniformizar o tom da pele e a fixar o produto em pó.

Delinear os lábios e usar pincel ao aplicar o batom

Já reparou como os lábios das celebridades parecem desenhados com régua? Esse efeito é conseguido graças ao hidratante labial, ao lápis delineador de lábios e ao pincel de batom. Siga o passo a passo: primeiro aplique o hidratante labial, e deixe agir por um tempo. Então use o lápis, desenhando o contorno dos lábios. Ele delineia e evita que o batom escorra. Depois, com o pincel, construa as camadas de batom. Assim consegue-se controlar a quantidade de produto com maior precisão. Resultado: lábios de estrela!

Usar pó translúcido para fixar a maquiagem
O pó translúcido pode ser mocinho e vilão na maquiagem. Quando usado com parcimônia nas regiões mais oleosas do rosto (testa, nariz e queixo, normalmente), ajuda a criar um efeito aveludado e sequinho no rosto. Se houver exagero, ele pode criar um efeito empoeirado horroroso nas fotos, pois reflete a luz com maior intensidade. Para um resultado profissional, tire o excesso de pó do pincel antes de passar no rosto – e só na zona T! Mão leve, com o pincel mal tocando o rosto, ajuda a conseguir o efeito desejado.

Esfumar a sombra em direção à sobrancelha para levantar e aumentar o olhar

Sempre que usar sombra nos olhos, capriche no esfumado. Com essa técnica, o olhar fica menos marcado e com cara de bem acabado. O ideal é esfumar o canto dos olhos no sentido do canto das sobrancelhas. Do contrário, o olhar fica triste e melancólico. Use um pincel com um pouco de sombra – lembre de tirar o excesso, em um lenço de papel ou batendo o pincel contra a mão – ou então um pincel limpo, que vai fazer apenas o trabalho de esfumar a sombra que já foi depositada.

Passar o blush no osso da bochecha e esfumar para as têmporas
O fundamental na hora de passar o blush é suavidade, para não ficar com o famoso efeito “chinelada”. Para isso, o ideal é pegar pouco produto com um pincel específico, tirar o excesso com batidinhas no dorso da mão, e aplicar em movimentos circulares em uma diagonal que une a ponta do nariz à têmpora. Se você estiver buscando um efeito de “saúde”, vá até a maçã do rosto e dê uma coradinha. Se quiser ser mais sofisticada, só acompanhe o osso da bochecha. Não tente alcançar a cor desejada de uma só vez: é melhor aplicar pouco produto de cada vez, e ir escurecendo aos poucos.

Fazer contorno facial
Pouco a pouco, as mulheres estão aprendendo o truque favorito das celebridades para sair bem na foto: o contorno facial. Essa técnica utiliza o jogo de claro e escuro para afinar e dar forma à face. Quem quer começar pode investir em um pó mais escuro - como um bronzer sem brilho - e em um mais claro. O mais escuro deve ser usado na linha do maxilar, na raiz dos cabelos em volta da testa, nas laterais do nariz e abaixo da bochecha – a parte que fica “afundada” quando fazemos biquinho. Pouco produto e mão leve é o segredo: o produto não pode ficar evidente. O pó mais claro pode ser usado nas têmporas e maçãs do rosto e na ponte do nariz, para fazer com que ele pareça mais fino. Quer se inspirar? Olhe as fotos de Kim Kardashian.

Reforçar e pentear as sobrancelhas
Além de retirar o excesso de pelos com uma pinça, é importante destacar as sobrancelhas na hora do make. Sempre se usa base e pó, os fios ficam cobertos por resíduos desses produtos. Por isso, limpe os pelos e use uma sombra de tom parecido para preencher os espaços entre eles. Para arrematar, um rímel incolor ou um gel próprio para sobrancelhas funciona para segurar os pelinhos no lugar.

Passar uma camada generosa de pó sob os olhos quando for aplicar sombra
Quem já tem as manhas da maquiagem, consegue terminar um visual sem cometer um errinho sequer. Agora, quem está começando pode fazer bom uso de truques para prevenir e não remediar os deslizes. Aplicar pó abaixo dos olhos antes de usar sombras escuras e coloridas ajuda a eliminar os resíduos que caem na bochecha com maior facilidade: depois de terminar de maquiar os olhos, é só varrer tudo com um pincel em formato de leque.
Aplicar corretivo com os dedos
Os dedos, desde que bem limpinhos, são a ferramenta ideal para aplicar produtos em creme. No caso do corretivo, os dedos ajudam a ter mais sensibilidade em relação à quantidade de produto que você pega da embalagem. O dedo anelar, aliás, é o mais “levinho” de todos, por isso funciona bem. O calor das mãos também ajuda a espalhar melhor o produto na pele.

Aplicar a base também no pescoço
A pele do rosto, do pescoço e do colo costuma ser mais clara e fina que a do resto do corpo. Por isso, quando for escolher sua base, faça o teste de tom também no colo. Se já tiver escolhido seu produto, não se esqueça de aplicar a base da testa até as saboneteiras. Mas vá com calma e não carregue o pincel ou esponjinha de produto: use o que sobrar do rosto para igualar o pescoço e colo. Isso evita o efeito “máscara” que se revela em muitas fotos por aí.

Saber usar iluminador
O iluminador é um dos responsáveis por uma maquiagem com cara sofisticada. Quando aplicado direitinho, esse produto dá viço e saúde à pele, além de um brilho cheio de glamour. Para acertar, aplique o iluminador com cuidado nas têmporas, ossos das bochechas, ponte do nariz, queixo e no arco do cupido (aquele “v” dos lábios). Nunca passe sob os olhos ou na testa! Se for branquinha, prefira iluminadores rosados. Já as morenas e negras se dão bem com tons dourados.

Primeiro na mão, depois no rosto
Quando você apontar os lápis de olhos ou de boca, não aplique direto no rosto. O ideal é esfregar a ponta no dorso da mão ou em um lencinho de papel, para desgastá-la. Isso faz com que o traçado fique mais suave, grossinho e mais fácil de controlar. O produto aquecido pela fricção também desliza melhor. Mas não gaste o produto todo na mão – um pouquinho já dá o efeito desejado.

Tirar o excesso de produto do pincel batendo no dorso da mão
Nunca vá com muita sede ao pote quando estiver se maquiando. O ideal é pegar pouco produto por vez e ir construindo a intensidade e a cor aos poucos, camada por camada. Se você exagerar e deixar o pincel muito cheio de pó, por exemplo, dê leves batidas no dorso da mão para retirar o excesso. Menos é mais.

Depositar bastante rímel na raiz dos cílios

Pode ser meio difícil de entender, mas esse é o jeito preferido dos maquiadores para aplicar o rímel. Basta encaixar a escovinha na base dos fios e fazer uma tremidinha de um lado para o outro, como se estivesse escovando os dentes (mas suavemente). Depois penteie os cílios até as pontas. Isso ajuda a depositar mais produto na raiz dos pelos e, consequentemente, a dar mais volume.

Marcar o côncavo dos olhos
Na hora de fazer a maquiagem dos olhos com sombra, é preciso tomar cuidado para não ficar com um visual “chapado”. Para evitar isso, é bacana fazer um contraste de luz e sombra com diversos tons e, principalmente, marcar o côncavo com uma cor fechada e opaca. Esta técnica ajuda a dar profundidade ao olhar, além de deixar o make bem acabado. Só não vale para quem tem olhos fundos, pois pode deixar ainda mais fundos.












Para uma pele impecável: saiba a diferença entre o primer e o BB cream !



Diferença

O primer prepara o rosto para a maquiagem, além de ajudar em sua fixação, e pode matificar, iluminar e disfarçar o indesejado. "Geralmente, ele é feito de silicone, material que ajuda a deixar a pele homogênea, facilitando a aplicação da base", explica a maquiadora Juliana Rakoza, do Studio W. O BB Cream, por sua vez, faz as vezes do primer e da base por ter pigmento que uniformiza o tom do rosto, além de agregar funções como protetor solar, hidratante e até ativos antioxidantes. Alguns dizem que o produto surgiu na Alemanha para proteger a pele de pessoas que se submeteram a procedimentos a laser. A versão mais conhecida, no entanto, é de que o Blemish veio da Coreia do Sul, onde caiu no gosto e no nécessaire das mulheres com a marca Missha.

De acordo com Juliana, existem
BB Creams com diversas texturas no mercado, basta encontrar uma marca que combine melhor com o tipo de pele. "Como o produto possui propriedades nutritivas e proteção solar, o ideal é usá-lo com o rosto limpo. O que vale, para quem precisa de mais cobertura, é corrigir as imperfeições com corretivo e finalizar com pó facial na zona T", recomenda. No entanto, o dermatologista Marcelo Bellini alerta para algumas exceções. "Muitas mulheres trabalham expostas ao sol, como engenheiras, arquitetas ou até vendedoras. Por isso, é indicado que ela opte pelo filtro de espectro maior para ficar bem protegida, já que a maioria desses produtos tem FPS de apenas 15 ou 25, e depois aplique o BB Cream."

Com a falta de tempo no dia a dia, o queridinho das orientais surgiu como uma maneira prática para se maquiar e deixar a pele bonita, mas o primer não precisa ser deixado de lado. "Ele pode ser usado à noite, em conjunto com a base, para um resultado perfeito ou durante o dia para quem precisa de base de alta cobertura. Mas as mulheres têm preferido produtos que oferecem mais benefícios".